A instalação dos novos cursos de Medicina e Direito da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) em Cáceres e Pontes e Lacerda, respectivamente, será tema de audiências públicas da Assembleia Legislativa nos dois municípios, nesta sexta-feira, 4, e na próxima segunda-feira, dia 7 de novembro, respectivamente. O debate foi requerido pelos deputados Airton Português (PSD) e Ezequiel Fonseca (PP) com o objetivo de discutir com a população das duas cidades os benefícios que poderão surgir com a instalação dos novos cursos de graduação da Unemat.
Em Cáceres, a audiência pública será nesta sexta, 4 de novembro, às 19 horas, no auditório Edival dos Reis, na Cidade Universitária. A audiência para debater o curso de Direito na Unemat em Pontes e Lacerda será no dia 7 de novembro, às 9 horas, no auditório da universidade. Serão convidados para o debate gestores públicos, coordenadores de graduações ligadas à duas áreas dos cursos em questão, reitores da Unemat e estudantes.
Os cursos de Medicina em Cáceres e Direito para Pontes e Lacerda foram aprovados no mês de setembro pelo Conselho de Ensino e Conselho Universitário da instituição, junto com outras sete graduações que serão ofertadas em vários campi da Unemat.
Alcance social - O deputado estadual Airton Português é autor da indicação neste ano ao Poder Executivo para a criação do curso de medicina na universidade estadual. O parlamentar considera a falta de profissionais médicos, especialistas em algumas áreas, um dos agravantes no interior, como na região Oeste. “Com o curso de medicina na Unemat, acreditamos que os futuros profissionais poderão suprir pelo menos a demanda desses municípios, levando significativas melhorias à população”, comentou o deputado.
A indicação parlamentar ao Executivo estadual resultou em uma comissão que fez um estudo técnico de viabilidade para implantação de medicina na Unemat. O estudo teve participação de especialistas da UFMT e da UNESP.